quinta-feira, 14 de julho de 2011

Sobre a astrologia e a homeopatia

Em meu último texto, mencionei a astrologia e a homeopatia como práticas não-cientificas que muitas pessoas acreditam, devido às suas experiências com elas. Abordei ambas apenas muito brevemente e algumas pessoas ficaram incomodadas com isso.

Não vou escrever mais sobre ambas, mas enquanto não publico meu próximo post, achei que poderia ser válido indicar alguns vídeos sobre ambos os assuntos (astrologia e homeopatia), complementares ao que disse anteriormente.




Astrologia

Neste primeiro vídeo, James Randi faz um pequeno experimento sobre Astrologia com alunos universitários (legendado em português):



Os dois próximos infelizmente não têm legenda em português. No entanto, se você domina bem o inglês, recomendo-os fortemente.

Este é novamente do James Randi, em um programa de televisão que ele tinha, onde, colocando de maneira resumida, procurava testar alegações extraordinárias (e conhecer sobre a personalidade de uma pessoa ou até prever sobre o que irá acontecer com ela a partir da posição dos planetas, é definitivamente uma alegação extraordinária):


Este outro é do Carl Sagan, famoso astrônomo, em sua série "Cosmos". Neste trecho ele fala sobre a Astrologia e a diferença desta para a Astronomia:




Homeopatia


Sobre a homeopatia, começarei com um conhecido da maioria de nós, o Drauzio Varella, falando brevemente sobre a homeopatia:



Este próximo vídeo é um documentário da BBC onde procuram testar se de fato a homeopatia funciona (legendado em português):


A seguir, James Randi (sim, ele novamente) explica um pouco sobre a homeopatia. Vídeo dividido em duas partes (ambas legendadas em português):

Parte 1

Parte 2



Por fim, um vídeo que infelizmente não tem legenda em português, que explica de maneira mais sistematizada como funciona a homeopatia e por que ela não faz sentido:



_______________________________________


É isso. Espero que os interessados sobre o tema (sejam céticos, sejam aqueles que creem em ambos) assistam os vídeos. Achei mais econômico do que ficar escrevendo um texto longo sobre o assunto.

Dúvidas? Críticas? Comentem.
Continua acreditando em ambos ou em um destes? Nos diga o porquê também, nos comentários.

8 comentários:

  1. Usando os comentários como adendo, vale conferir também essa interessante entrevista sobre a homeopatia:
    http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI247819-15257,00.html

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Muito bom todos os vídeos

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Eduardo!

    Existem outros, mas bem grande e decidi colocar alguns mais curtos mesmo. Acredito que sejam suficientes, de qualquer forma.

    ResponderExcluir
  4. Por enquanto eu vi somente o primeiro vídeo. E o James Randi realmente foi muito mal nesse primeiro ao meu ver. Ele não conseguiu provar nada sobre astrologia e nem demonstrar nada de conceito e etc.

    Ele apenas disse que pode ser usada para enganar os outros. Desse modo, eu também posso chegar em uma sala de aula e entregar algumas carta falando que elas foram escritas por químicos, tomando como exemplo, e eles determinariam a personalidade dos alunos por meio dos elementos químicos e tals, e que isso fpo provado cientificamente que funciona.

    ResponderExcluir
  5. Gustavo: Há alguns problemas na sua análise e na sua analogia.

    James Randi não quis provar que a Astrologia não funciona, ainda mais porque isso é impossível. Da mesma forma que ele não consegue provar que alienígenas não controlam secretamente o governo dos EUA. O que ele pode fazer é apontar a ausência de evidências destes, que deveria ser o suficiente para desacreditá-los.

    Mas daí, o que geralmente persiste é a experiência pessoal das pessoas com a astrologia. Elas leem e se identificam, acreditam que estejam falando delas. O que Randi fez foi demonstrar como é fácil produzir esse efeito e como descrições genéricas com alguns elementos produzem este efeito (e é isso que os astrólogos fazem).

    A Química tem bastante evidências para as afirmações que faz, a astrologia não.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Com todo o respeito, Sampaio, alguém que estuda psicologia criticando práticas charlatãs como a homeopatia e a astrologia não soa um tanto hipócrita? Spa como o Edir Macedo condenando a Igreja católica por enriquecer às custas da usurpação do dinheiro dos seus fiéis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que esteja dizendo então que a Psicologia também é uma prática charlatã. Poderia me explicar melhor por que acha isso?

      Excluir
    2. Porque basicamente todas elas fazem uso da palavra para ludibriar outros, oferecendo serviços base científica bastante questionável, sem resultados efetivamente comprováveis/mensuráveis, que em muitas vezes para ter algum resultado sequer, depende da crença da pessoa no referido serviço, e que, por fim, são realizados mediante vantagem financeira para quem o pratica.

      São pontos em comum, não?

      Excluir